domingo, 11 de abril de 2010

"TODO DIA ELA FAZ TUDO SEMPRE IGUAL..."


Diariamente, por Marisa Monte (música: Titãs)

Li certa vez um texto do Luís Fernando Veríssimo - tudo bem, ele não é o Érico, mas também não é um cineasta frustrado aspirante à jornalista-bruxo (ou vice-versa). O texto sugeria uma reflexão sobre as "exigências da vida moderna", algo do tipo: "comer uma maçã todos os dias, pois é rica ferro; e uma banana pelo potássio. E também uma laranja pela vitamina C. Uma xícara de chá verde sem açúcar para prevenir a diabetes. Todos os dias deve-se tomar ao menos dois litros de água. E uriná-los, o que consome o dobro do tempo...". 
Ao final do texto, e depois de cumprir todas as "exigências", ou pelo menos pensar em cumprí-las, chegamos a conclusão de que necessitamos de um dia com mais de 24 horas.
Penso que a partir da conversão do mundo em bit e byte de dados, estamos cada vez mais imersos no e com o computador, vivendo uma era ciber sem nos dar conta da tamanha imbricação que há entre nós e o outro, o computador (as telas dinâmicas do ciberespaço). Incrivelmente um aparato tecnológico hipertextual e hipermidiático que surge para potencializar o nosso fazer e aprender. E potencializa! Pois esse aparato e uma (re)apresentação simbólica do mesmo sistema de "exigências da vida moderna". Exige de nós pensar e responder, fazer e aprender com a mesma dinâmica que se nos apresenta. Com a mesma velocidade. Com a mesma capacidade de processamento.
Por falar nisto, você já desenvolveu suas atividades no curso de formação continuada da sua universidade corporativa - à distância? Verificou e respondeu à todos os emails? Comentou nas listas de discussão? Fez o download e leu os livros sugeridos na bibliografia? Tem o seu perfil (atualizado) nas mais importantes redes sociais? Postou as últimas fotos que realizou com a câmera digital? Editou e postou os vídeos? Compartilhou com os amigos? Atualizou blog e flog? É seguido (e segue) no twitter, ao menos 100 pessoas? Viu, ao menos, as manchetes dos cinco principais jornais online nacionais e internacionais?  Comentou sobre elas? Verificou os vídeos mais assistidos no YouTube? Participou de algum movimento ciberativista? Fez download de novas músicas para o leitor de mp3? Compartilhou? Atualizou agenda telefônica e de comprimissos do seu celular? Mudou o ringtone? Esteve presente em algum evento no second life? Atualizou mensagens e chamadas do skype ou algum sistema voip? Utilizou o messenger? Atualizou o GPS? Se não atualizou o GPS, procure alguma bússola para se orientar naquilo que efetivamente precisa para ser feliz...

Nenhum comentário:

Postar um comentário