quinta-feira, 22 de abril de 2010

510 ANOS DEPOIS: que país é esse?


Saudoso Renato Russo (Legião Urbana) - "Que país é esse?"

"Quarta-feira, 22 de abril: Neste dia, a horas de vésperas, houvemos vista de terra! Primeiramente dum grande monte, mui alto e redondo; e doutras serras mais baixas ao sul dele: e de terra chá, com grandes arvoredos: ao monte alto o capitão pôs nome: O MONTE PASCOAL e à terra: a TERRA DA VERA CRUZ.
(...) Águas são muitas; infindas. E em tal maneira é graciosa que, querendo aproveitar, dar-se-á nela tudo, por bem das águas que tem.
Porém o melhor fruto, que dela se pode tirar me parece que será salvar esta gente. E esta deve ser a principal semente que Vossa Alteza em ela deve lançar." (trechos da carta de Pero Vaz de Caminha).



Desde o seu "achamento" e as considerações feitas por Caminha, o que se tem como registros é que muito pouca coisa (ou nada) mudou no que diz respeito a "esta gente". Entre extremos - políticos e empresários corruptos; população miserável corrompida (corrompendo) - mudaram-se os "donos" da Terra de Vera Cruz mas, de forma quase que genética, o comportamento continua sendo o mesmo, de  expropriação. Desde Caminha, a proposta/promessa de "salvar esta gente" continua sendo o argumento de políticos e ao mesmo tempo status para manutenção da miséria e da corrupção.
Dia do índio, 50 anos de Brasília, "achamento do Brasil"... 
"...Terra linda, sofre ainda a vinda de piratas mercenários sem direção. E eu até sei quem são..." (Juvenília - RPM).

Nenhum comentário:

Postar um comentário