sexta-feira, 9 de abril de 2010

IGREJA: conhecimento e poder

"Tá na cara, tá na capa da revista"

Os escândalos envolvendo a igreja católica fazem parte da sua história. Uma história marcada pelo domínio, expropriação, escravização e libertinagem que remonta ao Império Romano. Da história do imperador Teodósio, passando pela instituição do purgatório, da confissão auricular, do culto às imagens, da instituição do celibato, da diabólica santa inquisição e até a infalibilidade do papa, muitas histórias desconhecidas reconstruiriam mil vezes "o nome da rosa" (de Umberto Eco).
Próprio da sua formação - estrutural e conjuntural - a igreja católica impôs-se ao Estado, ou imbricou-se com este, de modo que até mesmo os atuais discursos sobre o laicismo contêm em si a ambivalência  justiça terrestre/divina.
Usando a denominação "pedofilia na igreja" para identificação de vídeos no YouTube, encontrei 544 resultados. Muitos dizem respeito à denúncias por parte de pais e jovens do mundo inteiro que foram e ou são vítimas da pedofilia na igreja. Outros vídeos sugerem a omissão do atual papa em relação aos abusos sexuais cometidos por padres católicos. 
No Brasil, muitos casos vieram à tona. Entretanto, a justiça (leia-se a justiça da própria igreja) não permitiu refletir sobre tal realidade (veja).
Enquanto houver essa condição de domínio, a falácia do laicismo, a legitimação do conhecimento religioso (enquanto condição político-hegemônica, única possibilidade de conhecimento), a "monalisa" continuará sendo um enigma - tão próximo e tão distante, "sub judice".

"Eu teria preferido que a Gioconda nos mostrasse o cu. Quando se pensa que milhões de pessoas sonharam diante do sorriso da Gioconda, o que não teria sido se fosse o seu cu!"
Guillaume Dubois (Cardeal francês, estadista, conhecido por sua perfídia, avareza e libertinagem)

Um comentário:

  1. Fui Católica praticante durante muito tempo da minha vida. Aí começei a estudar no ensino fundamental , onde eu tinha acesso a uma biblioteca , o que até então , eu não tinha acesso. Começei a ler livros, jornais e revistas diariamente,li sobre praticamente a maioria das religiões. Apartir disso consegui diferenciar RELIGIÃO de FÉ.E com 16 anos já não pertencia a nenhuma religião.
    O fato é que toda religião tem um lado podre , distorcido por fanáticos ou sádicos que são protegidos por postos ocupados na igreja.
    Tenho um amigo seminarista, ele me contou horrores do seminário,e quando é perguntado a ele o por que ele não desiste de ser padre ele diz " É a minha vocação , e eu tenho muitas regalias lá, e terei mais quando for padre, é um futuro financeiramente seguro".
    Ou seja, é um circulo vicioso, uma sucessão de abusos de várias ordens e que jamais deixaram de acontecer.
    Deixei de ser católica por tudo que ouvi no interior, por tudo que li, e por considerar a igreja católica desumana, mercenária ,e por muitas outras contradições.
    Sem contar na figura que Papa reprenta.Não acho justo a os "fiéis" sustentarem com os dizimos pedófilos e os gatos pessoais deles e do Papa.
    A igreja Católica tem um patrimônio incalculável, em dinheiro acumulado de dizimos,aluguel de imóveis, venda de objetos, entre outras, e quando ocorre uma grande catrastrofe natural ou guerra, o Papa simplemente diz que sente muito, e sai com sapatos Prada, óculos de sol Gucci o mundo precisa de ajuda humanitária em várias partes e aqui no Brasil o Fabio de Melo usa batinas da Armani.

    ResponderExcluir